venda por catálogo

Trabalhar em vendas por catálogo, é rentável? Veja quanto dá para ganhar

O negócio de venda por catálogo cresce a cada dia na Colômbia. De acordo com dados registrados pela Associação brasileira de Venda Direta (Acovedi), cerca de um milhão de pessoas no país tornaram-se esta atividade como uma fonte de renda.No ano passado, movimentou quase us $3 bilhões em vendas, em que os produtos cosméticos e de higiene pessoal representaram 59%.

Atualmente, o desenvolvimento deste tipo de atividades é regulado pela lei 1700 de 2013, que posesiona a imagem do setor de venda direta sob o marco legal colombiano. Precisamente, Acovedi representa a 33 empresas de venda direta na Colômbia, entre as que estão Yanbal, Amway, Avon, L’bel, Herbalife, Natura, Leonisa, entre outras. No caso das revendedora natura os ganhos foram ainda maiores por conta da facilidade da venda pelo catálogo, provavelmente crescendo pela maior procura por produtos naturais que não sejam testados em animais e tenham na marca algo relacionado ao eco-Friendly.

venda por catálogo

Uma oportunidade

Embora muitas pessoas adotam as vendas diretas como o seu sustento diário económico, para outras, este mercado representa uma fonte de renda extra.

É o caso de Maria Helena Ortiz, venda por catálogo de cosméticos e perfumes: “Eu queria visão global uma entrada extra, para minhas despesas pessoais, pois não queria ter que pedir dinheiro para o meu marido. Além disso, com os ofícios da casa e da educação dos meus filhos, não tive tempo suficiente para um trabalho formal tipo escritório”, diz Ortiz.

E é que o investimento inicial que faz uma pessoa é muito baixa quando comparada com todos os projetos de empreendimento em que você tem que pagar um local, pagar impostos pela atividade da empresa, pagar salários de funcionários, matérias-primas, entre outros custos.

Além disso, esta atividade não requer a aquisição de uma formação ou educação especial e qualquer um pode empreender com esta opção de emprego, embora nem todos podem chegar a ter sucesso.

Um dos benefícios que mais valorizam as pessoas que se dedicam a vendas por catálogo é que são seus próprios chefes.

“Não temos que prestar contas mais do que nós mesmos. O horário de trabalho é flexível, o que nos permite adaptar-nos ao nosso ritmo de vida, ter tempo para a família, para o lazer”, afirmou Flor Salazar, de 42 anos, que trabalha em uma reconhecida multinacional de cosméticos.

Outra característica é que cada pessoa decida quanto tempo dedicar a essas vendas. Claro, se você quer obter maiores ganhos, deverá investir mais horas.

As dicas

A vendedora Maria Helena Ortiz diz que o desempenho das vendas depende de manter boas relações públicas com pessoas de todos os meios que esteja em contato.

O ginásio, o conjunto ou edifício onde você mora, o colégio das crianças, pode ser fonte de novos clientes para as suas vendas. Além disso, você pode trabalhar para várias marcas, com diferentes catálogos, e assim aumentar a margem de lucro.

A chave é o esforço, a constância e o tempo que lhe dedique a esta atividade. Se você é mau para cobrar, pode ser que, ao final, concluir até perdendo dinheiro. Pois, muitas vezes, se algum cliente lhe fica mal com o pagamento, e o produto já foi ordenado, está destinado a tomar o cargo do custo em você mesmo.

Na venda por catálogo, sem dúvida, a personalidade do vendedor influencia. No entanto, fatores como a disposição, a quantidade de contatos que se façam, o tempo que lhe dediquem e a constância, que lhe ponham, pode ser a diferença entre ter sucesso ou não no negócio.

Quanto você pode ganhar?

A rentabilidade do negócio é proporcional ao tempo que lhe dedica e a capacidade de venda dos consultores: quanto mais vender, mais ganhos terá. O nível de convencimento para pegar novos clientes é importante, como também o bom manuseio na hora de cobrar.

Em média, o ganho por produto vendido pode ser entre 20 % e 30%. Geralmente, a modalidade de venda é por campanha, que duram em média 21 dias.

Nesse tempo, o vendedor poderá oferecer os catálogos, realizar as vendas, os pagamentos dos produtos e fazer os pedidos para a próxima campanha.

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