Por que o Gmail/Hotmail e outros serviços de e-mail não são realmente gratuitos

O Gmail não custa dinheiro para usar, mas não é gratuito.

O popular serviço de e-mail on-line do Google, que completa 10 anos na terça-feira, pode não cobrar por suas contas do Gmail. Mas a empresa ainda está coletando pagamento na forma de enormes quantidades de informações pessoais sobre as pessoas que as usam.

Com um número estimado de mais de 500 milhões de usuários, o Gmail cresceu para dominar o mundo do correio eletrônico. Também se encontrou repetidamente em água quente sobre a privacidade. O Gmail está enfrentando vários processos judiciais de privacidade nos Estados Unidos e na Europa, alguns acusando a empresa de escutas telefônicas ilegais por escanear o conteúdo de e-mails.

O Google reportou US$ 16,86 bilhões em receita apenas no último trimestre de 2013. Uma forma de ganhar dinheiro com o Gmail é escanear e indexar automaticamente as mensagens e usar os dados que ele explora para exibir anúncios relevantes para seus usuários.

A premissa básica do Gmail, assim como o Hotmail é: forneceremos um serviço de e-mail robusto e, em troca, queremos exibir anúncios ao lado de nossos e-mails e estamos analisando seu e-mail para decidir quais anúncios são mais relevantes.

O Gmail procura palavras-chave que identifiquem tópicos de discussão com base em fatores como frequência e contexto e, em seguida, corresponde ao envio de e-mails com anúncios relacionados. Um tópico de conversa sobre reuniões em uma aula de spinning, por exemplo, pode acionar um anúncio para um produto de perda de peso.

Os dados coletados por verificação de email também podem ser usados ​​para criar perfis de usuário para futuras segmentações de anúncios. O que muitos consumidores não consideram é que empresas como o Google podem criar um perfil abrangente de cada usuário com base em informações de diferentes produtos, como pesquisa, mapas, e-mail e Google+, sua rede social.

Nada na vida é de graça, e como resultado é importante que as pessoas entendam o valor que elas trazem para um serviço gratuito de qualquer tipo. Quando as pessoas enviam e recebem mensagens usando um serviço de e-mail gratuito, elas compartilham detalhes sobre seus interesses, quem são suas conexões e como são suas finanças. Essa informação pode parecer banal na superfície, mas quando extraída e organizada, é incrivelmente valiosa para profissionais de marketing

 

Categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *