Para que serve o Detran?

O Detran, conhecido comumente como Departamento Estadual de Trânsito, são órgãos independentes para cada estado, ou seja, não dependem um dos outros para formularem suas leis. Existem alguns estados em que eles são considerados algumas autarquias. Eles são os responsáveis por fiscalizar,emitir documentos e multas para os motoristas de todo o território brasileiro,mas variando de acordo com cada estado e suas leis próprias.

Eles são responsáveis, principalmente, pela emissão de novas carteiras de habilitação, onde o motorista precisa passar por uma avaliação psicológica, física e mental para verificar se pode ou não tirar esse documento tão importante.

Essa avaliação é feita por médicos, psicólogos e assistentes especializados no Detran do estado, sendo encaminhados especificamente pelo órgão.Esse órgão também é responsável pelo credenciamento dos fabricantes de placas e tarjetas de cada estado para os veículos, além de serem eles que aprovam ou não os conhecidos despachantes.

É esse órgão também que realiza a emissão do IPVA, do CLRV, do DPVAT e também outros seguros que são específicos de cada estado, tudo para que o trânsito fique dentro da ordem mais indicada, além de obter a arrecadação de dinheiro necessária para que tudo funciona dentro do indicado.

Também é esse órgão que realiza a emissão de multas específicas, seja por meio de radares, de agentes de trânsito e outros métodos.Assim, é arrecadado mais dinheiro dentro do estado emitente, direcionando esse valor – em teoria -, para a melhoria do trânsito local.

Portanto, se você tem alguma dúvida relacionado ao trânsito,veículos, multas ou impostos, o caminho mais indicado é que entre em contato com o Detran do seu estado. Cada um possui o seu, terminando com a sigla doestado, como o Detran GO, Detran PA, Detran SP e muitos outros.

Cada estado possui o seu para facilitar a organização e emissão de documentos.

Categories: Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *