O impacto da pandemia do coronavírus nas empresas de voucher – O caso da Sodexo

No meio da contínua pandemia Covid-19, os números e declarações Q3 da Sodexo demonstram uma empresa que se beneficia do planeamento e preparação para combater o impacto da Covid-19.

A tónica colocada na saúde e no bem-estar económico dos colegas e Fornecedores em toda a cadeia de abastecimento manteve-se claramente em bom lugar.

Comentando sobre os resultados mais recentes em todo o negócio, o CEO da Sodexo, Denis Machuel, disse: “Nós perdemos quase um terço de nossas receitas Q3 em relação ao ano passado devido à COVID-19. No entanto, a nossa ampla gama de negócios no local, a gestão de instalações fortes e grandes contas integradas combinadas com benefícios e recompensas deram-nos resiliência.

No início da crise, nosso foco era a proteção da saúde e segurança de nossas pessoas, consumidores e clientes. Com um número significativo de sites totalmente ou parcialmente fechados, identificamos imediatamente todos os meios para proteger o nosso dinheiro e reduzir os nossos custos.

A receita do Grupo Fiscal 2020 foi de 3,910 milhões de euros, abaixo de -31,2%. As moedas impactaram as receitas em -1,7% e a contribuição de M&A foi +0,3%, resultando em crescimento da receita orgânica do grupo de -29,9%, o que compara favoravelmente às hipóteses apresentadas em abril de -33%. Enquanto os serviços alimentares estão em baixa -44%, os Serviços FM estão apenas em baixa -2%. Os benefícios e recompensas baixam -22,8%.

O crescimento da receita orgânica dos serviços no local foi de -30,1%, refletindo o impacto significativo da pandemia COVID-19, uma vez que se espalhou por todo o mundo nos negócios do grupo, com muitos sites fechados ou apenas parcialmente abertos:

As empresas e as administrações diminuíram-28,5%, em comparação com a hipótese de -30%. Embora os serviços às empresas tenham sido afectados pelas lockdowns e pelo trabalho doméstico para trabalhadores de colarinho branco, a produção manteve-se em muitas indústrias e em muitos países, em particular em sectores essenciais. Mesmo que os edifícios estivessem fechados aos trabalhadores, a limpeza, manutenção e segurança essenciais continuaram, embora a um ritmo mais lento, resultando em mais resiliência dos serviços FM do que dos serviços alimentares. Sites de esportes e Lazer foram encerrados completamente, enquanto Energia & Recursos e agências governamentais foram mais protegidos do confinamento pela natureza de seu negócio.

A educação caiu -53,9% ligeiramente melhor do que a hipótese -60%. Com o encerramento da maioria das escolas e universidades a partir de meados de março, as vendas limitaram-se a refeições fornecidas pelas autoridades locais às famílias necessitadas.

Benefícios e recompensas Serviços crescimento da receita orgânica foi de -22,8% vs a hipótese de -20%. Nos benefícios dos empregados, as vendas foram impactadas pela combinação de um declínio no volume de emissão de 12% devido ao desemprego temporário na maioria dos países e a interrupção da produção de vales de papel em alguns países, e o abrandamento mais significativo nos volumes de reembolso, devido ao fechamento dos restaurantes. Como resultado, o flutuador permaneceu sólido. Os Serviços de diversificação foram afetados por um declínio acentuado nos vouchers de serviços domésticos especificamente durante o lockdown, e o declínio nas viagens corporativas para a plataforma Rydoo.

O fluxo de lucro operacional subjacente-através do declínio na receita melhorou mês a mês e agora é melhor do que a hipótese de 25% anunciada em abril.
Fluxo de caixa livre estabilizou em território positivo desde abril e está na fila para conseguir um 2º semestre na faixa de -200 a +200 milhões de euros, excluindo o USPP “makewhole”1 de cerca de 149 milhões de euros.

Com cerca de 5 mil milhões de euros de liquidações2 no final de Maio, a Sodexo anunciou que reembolsará as suas notas de USPP por 1,6 mil milhões de dólares até ao final do ano fiscal. As condições de reembolso incluem uma provisão “make whole1” de cerca de 149 milhões de euros. Seguindo em frente, o custo médio da dívida cairá para aproximadamente 1,2%, contra 2,3% no final do 1º semestre Fiscal 2020. Como resultado desta operação, o Sodexo não terá pactos e manterá a agilidade total para navegar nestes tempos incertos.

A Sodexo lançou o “rise with Sodexo”, um programa global destinado a responder aos desafios de saúde, operacionais e de confiança que os clientes enfrentam quando reiniciam seus negócios como resultado da pandemia COVID-19.
Robustez Empresarial Covid-19-lições de aprendizagem

Com base nas lições aprendidas com o nosso apoio às empresas com sede na Ásia durante o reinício das suas actividades, equipas e peritos da Sodex identificaram as novas necessidades de clientes e empregados de todos os sectores de atividade. “levantar-se com a Sodexo” é baseado em uma integração contínua de nossos serviços através de serviços On-site, Benefícios e Recompensas e Serviços Pessoais e Serviços domésticos, integrando mais de 20 essenciais ofertas de serviço, personalizado especificamente para os nossos clientes e as necessidades dos consumidores, tais como a limpeza profunda, controle de ar, diversificado de serviços de restaurante, cartões de refeição para aqueles que continuam trabalhando em casa, digital, serviços de concierge, office reorganização para garantir o distanciamento social.

A Sodexo tem criado um Médico um Conselho Consultivo, composto por peritos de todo o mundo em epidemiologia, medicina de família, nutrição, saúde ocupacional e saúde comportamental, bem como a pandemia de planejamento e operações, para apoiar o desenvolvimento de novos protocolos e padrões, incluindo COVID-19 de serviços relacionados entregue em todo o mundo. Este conselho fornecerá orientações técnicas e validará os protocolos de saúde e segurança.

A Sodexo e a Bureau Veritas uniram esforços para introduzir uma etiqueta de verificação da higiene para os procedimentos e serviços da Sodexo. Dá garantia de qualidade aos nossos clientes e consumidores de que todas as medidas de saúde necessárias foram tomadas quando as organizações reabriram o pós-encerramento. Reforça o programa “rise with Sodexo” e as medidas do Conselho Consultivo Médico.

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