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::. O campo de trabalho da fonoaudiologia na escola
MARISTELA ABDALA
Fonoaudióloga
http://www.ortonet.com.br/fonoaudi1.htm

O compromisso de uma escola é o de dar a melhor educação possível para cada criança. Para isso é necessário conhecê-la integralmente, considerando cuidadosamente todos seus aspectos perceptuais e cognitivos.

O campo de trabalho da fonoaudiologia na escola compreende:

1 Prevenção.

A intervenção preventiva abrange alguns aspectos:

detecção precoce de transtornos nos primeiros anos de escolaridade;

trabalho de informação aos pais educadores;

intervenção direta, como por exemplo, na realização de estimulação dentro da sala de aula, junto com o professor, buscando facilitadores de aprendizagens.

2 Avaliação e diagnóstico.

Esta é uma área onde a atuação do fonoaudiólogo se faz quase que individualmente, ou seja, independente da equipe educacional, uma vez que se tem como objetivo avaliar a comunicação oral, escrita e aspectos relacionados a elas.

Após o levantamento dos dados obtidos, o fonoaudiólogo tem condições de orientar os pais e os professores das crianças que apresentem problema quanto às medidas a serem tomadas.

3 Tratamento.

Necessitando do atendimento terapêutico, acreditamos que este deva ser realizado por profissionais e/ou serviços especializados.

4 Acompanhamento de casos.

Deve ser realizado em todos os casos que tenham sido encaminhados a outros serviços ou profissionais. Nestes casos o fonoaudiólogo pode ser o elo entre o professor e o especialista, facilitando a troca de informações.
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